Quem nunca passou pela seguinte situação: comprou um alimento no mercado, armazenou e quando foi procurá-lo na geladeira ele já tinha passado, vencido ou estava impróprio para o consumo? Esse é um problema muito comum nas casas brasileiras.
Para evitar que ele se repita, a busca por dicas para organizar a geladeira inox e prolongar a vida dos alimentos tem crescido. Não basta abrir a porta e colocar os itens de forma desordenada, é preciso ter atenção à organização e aos detalhes, como você verá abaixo.
Organizando a geladeira
Quando o assunto é conservação de alimentos, não tem como não falar das geladeiras. São elas que abrigam os itens mais sensíveis, tornando-se um ponto central de armazenamento. Para organizá-la, é preciso ficar atento a diferentes aspectos.
Disposição dos alimentos
A forma como os alimentos são guardados na geladeira também determina a sua durabilidade. O ideal é começar a organização pelas datas de validade, colocando os itens mais próximos de vencer para frente.
Também é preciso respeitar as áreas. As prateleiras superiores são mais frias e indicadas para alimentos sensíveis, como leites e derivados. Já a prateleira do meio pode abrigar ingredientes-chave, como ovos e carnes cruas.
A parte inferior e as gavetas da geladeira têm um controle melhor de umidade, tornando-se ideal para guardar frutas, legumes e ingredientes frescos. Na porta, você deve guardar os itens restantes que não demandam tanta refrigeração, como molhos e bebidas.
Controle de temperatura
Manter uma boa organização é, sem sombra de dúvidas, o primeiro passo para ter alimentos mais conservados. Mas, falando de refrigeradores, é preciso que o controle de temperatura seja mantido. Caso contrário, nenhuma organização será suficiente.
O ideal é seguir as orientações do fabricante, que costuma estabelecer a temperatura entre 2°C e 5°C. Para seguir essa orientação, basta consultar o termostato, manter as manutenções em dia e evitar deixar as portas abertas por muito tempo.
Redução do desperdício
Mesmo seguindo as orientações de organização e regulagem de temperatura, pode ser que você ainda se pegue descartando alimentos que venceram ou não podem mais ser consumidos. Isso acontece por diversos motivos que podem ser remediados.
As dicas para diminuir o desperdício são: manter os alimentos próximos de vencer em locais visíveis, etiquetar tudo, fazer uma limpeza e verificação regular e, acima de tudo, comprar apenas itens de fato necessários.
3 dicas extras para organizar melhor sua geladeira
Após colocar todas as dicas acima em prática, você deve ter uma geladeira mais organizada e alimentos que duram mais. Mesmo assim, ainda é possível adotar três hábitos para otimizar o espaço.
Desempacote o excesso
Quem nunca comprou um alimento no mercado cuja embalagem era maior que ele? Caixas grandes, packs e outros devem ser abertos assim que você chegar em casa. Dessa forma, fica mais fácil organizar os itens de forma individual dentro da geladeira.
Aproveite os espaços verticais
Por conta da disposição interna da geladeira e das prateleiras, é comum que a organização se fixe de forma horizontal. Entretanto, você não precisa se limitar a isso. Com a ajuda de divisórias, cestos e potes empilháveis, você pode criar mais espaços e aproveitar também a altura da geladeira para guardar os alimentos.
Padronize os potes e recipientes
No mercado, cada alimento é guardado de uma maneira. Algumas embalagens são redondas, outras quadradas, algumas grandes e outras pequenas. Isso faz com que, nem sempre, elas sejam fáceis de encaixar na geladeira.
Por isso, a dica é padronizar os potes e recipientes ao chegar em casa. Você pode comprar potes de tamanhos e formatos iguais e etiquetá-los para manter a organização e a visibilidade dos alimentos!