Foi-se a época em que o eletrodoméstico apenas se adaptava ao ambiente e exercia papel funcional nele. Por muitos anos, a geladeira ficava num cantinho da cozinha e o fogão, em um lugarzinho só para ele. Contudo, essa percepção mudou bastante nos últimos anos, acompanhando a transformação do ambiente residencial.
Por exemplo, houve crescimento na oferta de apartamentos menores. Por causa do espaço mais confinado, surgiu a necessidade desses eletrodomésticos se integrarem ao ambiente, aproveitando ao máximo o espaço disponível. Assim, o fogão passou a ser integrado à bancada, enquanto a geladeira com freezer embaixo tornou-se mais atrativa, liberando o espaço acima dela para colocar armários.
Mas não se engane: integrar os eletrodomésticos à decoração não se resume apenas a uma questão estética e de integração. Pesa também a própria funcionalidade do eletrodoméstico, que também evoluiu bastante nesse aspecto. Os modelos mais modernos hoje são inteligentes, apresentando novas funções e oferecendo mais comodidade e praticidade para o dia a dia dos moradores. Conheça alguns exemplos de aparelhos com design e funções inteligentes no texto a seguir.
Lava e seca
Um dos exemplos dessa nova roupagem nos eletrodomésticos são os modelos mais recentes de lava e seca. Além do visual moderno, os novos aparelhos são capazes de medir a temperatura e a umidade das roupas, de modo que a secagem delas aconteça com precisão enorme — e sem ressecar!
Outro ponto de destaque é a capacidade de reduzir em até 30% as rugas das roupas, o que facilita na hora de passá-las. E, claro, elas conferem ainda mais higienização, eliminando 99,9% dos germes e alergênicos presentes nos tecidos.
Geladeira com freezer embaixo
Os novos modelos de geladeira esbanjam modernidade, estilo e design. Muitos deles possuem o freezer embaixo, o que permite não apenas o congelamento dos alimentos mais rapidamente, como também faz com que a geladeira seja mais silenciosa.
Inclusive, essas novas geladeiras são equipadas com a tecnologia Inverter, utilizada para reduzir o consumo de energia em até 36%. Essa funcionalidade regula o funcionamento do compressor, detectando as variações de temperatura que acontecem quando se abre e fecha o aparelho. Por outro lado, há também funções que controlam automaticamente a umidade dentro do gaveteiro, o que preserva os legumes e as frutas por mais tempo.
Fogão
Uma das grandes angústias que muita gente sente é aquele medo de ter deixado o fogão aceso ou não. Mas com os modelos smart, esse passa a ser um medo do passado. Isso porque esses exemplares permitem o controle do aparelho pelo smartphone da pessoa, podendo ser ligado ou desligado remotamente.
Os fogões inteligentes oferecem ainda comodidade com suas outras funcionalidades, como ciclos pré-definidos de cozimento e pré-aquecimento. Alguns até são equipados com sistemas autolimpantes e podem ser integrados com outros eletrodomésticos smart, além de aplicativos como Alexa e Google Assistente.
Micro-ondas
Ainda na cozinha, outro item que compõem esse cenário inteligente e planejado são as novas versões de micro-ondas. Com funcionalidades avançadas e design moderno, esses modelos proporcionam não apenas estilo, mas também praticidade para os usuários.
Por exemplo, você sabia que alguns deles têm a função grill? Essa nova funcionalidade é capaz de preparar alimentos rapidamente e com qualidade, aumentando o leque de pratos que podem ser feitos com o aparelho e economizando um tempo precioso na cozinha. Alguns modelos com painel touch chegam a ter 10 opções de receitas pré-programadas, o que torna o preparo de vários pratos deliciosos muito mais rápido.
Robô aspirador
Pensa que o design e os eletrodomésticos inteligentes se resumem à cozinha, como fogão e geladeira? Esse conceito também se faz presente em outros itens, como é o caso do robô aspirador. Equipado com sensores que evitam a colisão com obstáculos, esses aparelhos podem ser programados para traçar uma rota e aspirar o pó presente no chão da casa.
Além de dispensar a necessidade de acompanhá-lo durante a limpeza, o usuário nem precisa se preocupar com o seu carregamento. O próprio robô volta à base quando a carga está baixa, recarregando sua bateria e voltando de onde parou quando ela estiver completa.