Ter um bichinho de estimação é uma grande responsabilidade, que envolve dinheiro, tempo e, claro, muita dedicação e amor. Tudo isso é essencial para que os pets tenham seu bem-estar preservado e cresçam em um ambiente saudável e feliz. Mas, afinal, quais hábitos podem fazer a diferença?
Brincar com os animais e oferecer uma alimentação balanceada é apenas o começo dos cuidados. Portanto, para aproveitar seu cupom de desconto Petz e investir em novos itens para o animal. Confira alguns hábitos que devem fazer parte de uma rotina com equilíbrio e bem-estar!
Alimentação balanceada
A alimentação balanceada é a base dos cuidados com qualquer pet. Por isso, é muito importante que você entenda o que faz parte dela. Além de oferecer alimentos de qualidade, é preciso saber as quantidades adequadas e seguir uma rotina alimentar com o bichinho.
Na maioria dos casos, você consegue essas informações através da espécie, raça e peso do animal. Em outros casos, pode ser necessário que vá até um veterinário para estabelecer a melhor alimentação. Não existe uma regra, desde que você observe o bem-estar do animal.
Passeios e exercícios diários
Os seres humanos precisam fazer exercícios e se manter em movimento para ter saúde e bem-estar. Quando falamos dos pets, a realidade não é muito diferente. Cada espécie e raça demanda um tipo de cuidado, mas todas elas precisam “se mexer” da sua maneira.
No caso dos cães, por exemplo, os passeios diários devem fazer parte da rotina. Já para os gatos, brinquedos e acessórios que estimulam os exercícios são bem-vindos. Tudo vai depender do seu bichinho, mas não deixe de dar atenção a esse ponto.
Carinho e atenção
Os animais são vistos como os melhores amigos do homem. E esse título não é à toa! A relação entre humanos e animais pode ser muito profunda, envolvendo carinho, atenção e momentos memoráveis. Existe até mesmo quem diga que os animais entendem mais de amor do que nós.
Para que essa relação seja construída e traga bem-estar para o pet e para o tutor, é essencial dedicar alguns minutos ou horas do dia para o animal. Nesse tempo, você pode oferecer carinho, brincar ou apenas ficar junto.
Visitas ao veterinário
O bem-estar dos animais passa pela parte física, e não é promovido única e exclusivamente pelo tutor. É preciso contar também com profissionais especializados (no caso, veterinários) para fazer check ups periódicos e avaliar o bichinho.
A recomendação é que você leve seu pet ao veterinário ao menos duas vezes ao ano. Além disso, fique atento ao calendário de vacinas, ao uso de vermífugos ou vitaminas recomendadas. Em casos de emergência, também é essencial buscar ajuda imediatamente em um hospital veterinário.
Enriquecimento ambiental
Talvez você nunca tenha ouvido falar de reconhecimento ambiental, mas com certeza já se deparou com o vídeo de um cachorro comendo em potes “diferentes” ou usando brinquedos que liberam ração.
Esses são dois exemplos comuns que se tornaram populares entre os tutores. Além deles, podemos considerar enriquecimento ambiental toda estratégia ou produto que estimula seu pet e o ajuda a se sentir mais próximo das condições naturais da espécie.
Ter uma rotina equilibrada
Todos os hábitos acima são importantes para que seu pet tenha bem-estar ao longo da vida. Mas nenhum deles funciona em uma rotina desequilibrada ou desregrada. Para que os animais vivam tranquilos, é preciso manter hábitos e horários para as principais atividades.
Você pode fazer isso criando um cronograma do dia. Nele, estabeleça o horário e a duração dos passeios, os momentos de alimentação, a hora das brincadeiras e até mesmo a hora de dormir. Tudo será essencial para que seu pet viva mais feliz!