Se você está pesquisando sobre como acabar com o mau hálito, é sinal de que está incomodado com a situação. Sem dúvidas, é bem constrangedor perceber um quadro de halitose.
Diariamente, pacientes buscam por um dentista em Ceilândia se queixando dos impactos desse odor desagradável. E eles não estão sozinhos!
Milhões de pessoas em todo o mundo estão enfrentando o mesmo desafio e têm sua autoconfiança afetada. A seguir, vamos apresentar a solução para cada uma das possíveis raízes do problema. Continue a leitura e aprenda!
Quer saber como acabar com mau hálito? Comece investigando a raiz do problema!
Vamos partir do pressuposto que você já percebeu que tem halitose. Agora, é hora de tentar descobrir como acabar com mau hálito.
Ou seja, deixando o problema de lado e concentrando na solução, sua primeira missão para se livrar desse incômodo é identificar sua causa. Isso porque, o tratamento ideal varia conforme a origem do problema.
Em outras palavras, o mau hálito não é uma doença com um tratamento específico. Na verdade, costuma ser uma consequência de outras condições que merecem sua atenção.
As 5 maiores causas do mau hálito — e como eliminar cada uma
Pesquisar sobre como acabar com mau hálito já é uma iniciativa importante para recuperar sua autoestima e confiança em suas relações pessoais e profissionais. Para te ajudar, preparamos um guia definitivo para o problema.
A seguir, você encontra uma lista com as 5 principais causas do mau hálito e o passo a passo para enfrentar cada uma delas. Confira!
1. Você tem uma má higiene bucal
A maior causa para o mau hálito é a higiene bucal inadequada. Isso porque, a falta de cuidado provoca o acúmulo de placa — que se calcifica com o tempo e se transforma no tártaro. Esse quadro pode até mesmo provocar uma gengivite ou doença periodontal.
Além disso, a presença de detritos e restos de alimentos na boca-ajuda no processo de proliferação de bactérias. Ou seja, é o primeiro passo para sofrer com um odor desagradável na boca!
Como acabar com o mau hálito por má higiene bucal?
É simples! Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia ou após as principais refeições. Isso já fará uma grande diferença.
Além disso, é importante usar o fio dental e-escovar a língua uma vez ao dia. Outra boa prática é marcar o tempo que você leva para escovar os dentes. A maioria das pessoas faz isso rápido demais e, por isso, não fazem a higienização correta de todos os dentes.
2. Sua produção de saliva está baixa
Você sabia que a saliva atua como um mecanismo de defesa na sua boca? Isso mesmo! Ela ajuda a manter os níveis de bactérias baixos — isso porque, todos nós temos bactérias na cavidade oral.
Sendo assim, pessoas que têm pouca saliva podem sofrer com uma proliferação exagerada desses microrganismos, o que leva ao mau hálito e outros problemas, como a cárie.
Vale a pena destacar que a baixa produção de saliva é um efeito colateral comum de alguns medicamentos, principalmente os que tratam alergias e o tratamento de quimioterapia.
Como acabar com o problema?
Uma boa prática é aumentar a quantidade de água ingerida e garantir a hidratação da boca. Além disso, você pode mascar chiclete sem açúcar e até recorrer a pastilhas que estimulam o fluxo de saliva.
Em casos mais graves, seu dentista ou médico pode crescer alguma medicação. Mas é importante evitar a automedicação, pois há sempre o risco de complicações inesperadas.
3. Sua dieta tem muitos alimentos ácidos
Uma dieta repleta de alimentos ácidos pode provocar um problema conhecido como refluxo, uma das causas mais comuns para o mau hálito. Se você sofre com azia, náuseas e percebe um gosto amargo na boca, é importante investigar.
Como superar esse hábito?
Se você sofre de refluxo ácido e percebeu que está com mau hálito, é interessante conversar com seu médico de confiança sobre a possibilidade de utilizar medicamentos antiácidos. Isso reduzirá a regurgitação e suas consequências.
Além disso, é sempre bom passar por um nutricionista e pensar em formas de substituir os alimentos que podem estar causando ou piorando o refluxo. Uma dieta balanceada e adequada faz toda a diferença!
4. Você não está indo ao dentista como deveria
Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Se já faz mais de seis meses, é hora de marcar sua próxima consulta!
A orientação é que as pessoas devem se consultar com um profissional de odontologia duas vezes ao ano. Além de manter sua saúde bucal, essas consultas periódicas são indispensáveis para controlar o mau hálito, pois são realizadas limpezas mais completas.
Como solucionar esse problema?
A dica é encontrar um dentista de confiança para acompanhar de perto sua saúde bucal. Pesquise e encontre um profissional perto de você, pois isso facilita o acompanhamento. Assim sendo, seja disciplinado e não falte às consultas.
5. Você está comendo muito açúcar
Quando você exagera nos doces e alimentos ricos em açúcar, está presenteando as bactérias da sua boca e ajudando-as a se proliferarem mais rápido. Isso porque, elas se alimentam do açúcar, presente em doces e refrigerantes, por exemplo.
Como já dissemos, o excesso de bactérias na cavidade oral pode provocar o mau hálito. Portanto, é preciso interromper esse ciclo!
Como mudar esse hábito e resolver o problema?
Nós sabemos que é difícil, mas é importante controlar a ingestão de açúcar. Se conseguir, elimine-os de sua dieta — acredite: não farão falta para seu organismo!
Em geral, opte por refrigerantes zero e escove os dentes após ingerir alimentos com alta concentração de açúcar. Assim, você consegue frear a proliferação dos microrganismos que causam o mau hálito.
Acabar com o mau hálito não é uma missão impossível!
Agora que você já sabe como acabar com mau hálito, é hora de se dedicar a essa missão. Apesar de o problema causar muito constrangimento, ele tem solução e só depende de você!
Como vimos, o cuidado com a higiene bucal é o básico para quem deseja sorrir sem medo e de forma saudável. Aplique o que aprendeu e faça a sua parte!